Artigos e Entrevistas

Obra coletiva “Direito Digital Aplicado 2.0” traz visão prática da tecnologia no ambiente empresarial

Obra coletiva celebra 12º aniversário do escritório especializado PPP Advogados

capa_direitodigitalaplicado2_final

            O dia 29 de setembro de 2004 marca o início da atuação de um dos escritórios mais inovadores e pioneiros no país, que hoje é referência no segmento do Direito Digital. Passados exatos 12 anos, os sócios do Patricia Peck Pinheiro Advogados se reúnem para o lançamento do livro: “Direito Digital Aplicado 2.0”.

            A obra coletiva organizada pela Dra. Patricia Peck Pinheiro, sócia-fundadora do escritório, “é uma forma de reconhecer a dedicação e o trabalho de todos que pensam o Direito Digital, voltando seus esforços para criar soluções sob a perspectiva de uma realidade disruptiva e mutável, composta por fronteiras informacionais e ativos intangíveis”, afirma a advogada. Para a especialista, além da atualização técnica e jurídica, a publicação leva adiante a premissa de partilhar o conhecimento a partir do compartilhamento de conteúdos que reúnem reflexões e experiências vividas na aplicação do Direito Digital para mais de 36 segmentos empresariais.

           Isso permitiu a elaboração de um livro com uma visão extremamente prática e atual do impacto das novas tecnologias no dia a dia de trabalho e dos negócios, tanto no que diz respeito aos novos riscos digitais como na contribuição jurídica da inovação e da quebra de paradigma de uma sociedade que se relaciona cada vez mais através de interfaces eletrônicas.

            A nova publicação possui 45 artigos escritos pelos sócios e pela equipe de advogados do escritório PPP nos últimos dois anos, acerca de temas recentes que provocaram grande repercussão como a inserção das novas tecnologias no ambiente corporativo, a entrada em vigor do Marco Civil da Internet, e casos de relevância internacional como cyberterrorismo e espionagem digital.

      O prefácio é do Prof.º Dr. Coriolano Almeida Camargo, Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP, para quem “a importância deste trabalho origina-se do fato que a sustentabilidade da Sociedade Digital só será garantida por meio da educação. Na era do tempo real, o ideal é investir na prevenção dos incidentes e valorizar a disseminação de conteúdos legais, construtivos e autênticos, contribuindo para a formação de usuários conscientes e cidadãos preparados”.

            Lançada pela Thomson Reuters, a publicação Direito Digital Aplicado (2.0) (2ª Edição – Preço de capa: R$ 94,00) possui nove capítulos sobre assuntos como os modelos econômicos na realidade digital, os novos riscos na sociedade informatizada, educação e uso responsável das tecnologias, relações e comportamentos em rede, entre outros. A tiragem inicial é de mil exemplares, disponíveis para compra online na Livraria da Revista dos Tribunais e na Amazon, e nas principais livrarias do País (Saraiva, Cia. dos Livros, Cultura, Fnac, Leitura).

O livro deve ser traduzido para o espanhol em 2017, atendendo pedido da Federação Latino Americana de Bancos FELABAN, por ser um compilado único e necessário para todos que buscam viabilizar negócios digitais com a devida conformidade legal.

Sobre o PPP Advogados
Escritório especializado e referência em Direito Digital que há mais de 12 anos vem inovando na oferta de consultoria jurídica empresarial ao representar a fusão entre inovação tecnológica, governança corporativa, gestão de riscos, auditoria, compliance, controles internos e blindagem jurídica. Reconhecido inúmeras vezes como líder no segmento de banca especializada, com destaque para Propriedade Intelectual, Contratos de Tecnologia e Segurança da Informação, tem sede em São Paulo e clientes nacionais e internacionais que buscam alinhamento estratégico para proteção da reputação e do patrimônio empresarial de modo a garantir sustentabilidade frente às rápidas mudanças que a Sociedade Digital vem trazendo para os negócios. 

Sobre a organizadora
A Dra. Patricia Peck Pinheiro é advogada especialista em Direito Digital, formada pela Universidade de São Paulo onde é doutoranda em Direito Internacional, e possui 17 livros publicados sobre o assunto. Reconhecida por 6 anos consecutivos de 2010 a 2016 como uma das advogadas mais admiradas em propriedade intelectual no Brasil e condecorada com 3 melhadas militares pelas Forças Armadas Brasileiras. É sócia-fundadora do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, da empresa de cursos Patricia Peck Pinheiro Treinamentos e do Instituto iStart de Ética Digital que conduz o Movimento Família mais Segura e que recentemente lançou o aplicativo iStartcare, criado para orientar sobre o uso ético e seguro das novas tecnologias, disponível na Google Play e na Apple Store (http://bit.ly/2cUvRxW).
Contato: patricia.peck@pppadvogados.com.br
Site: www.istart.org.br

Coautores: Aristides Tranquillini Neto, Caroline Teófilo da Silva, Leandro Bissoli, Luiz Philippe Moura, Márcio Mello Chaves, Milena Mendes Grado, Rafael Mott Farah, Sandra Paula Tomazi Weber, Victor Auilo Haikal e Victor Varcelly Medeiros Farias.

Serviço
Organizadora: Dra. Patricia Peck Pinheiro
Editora: Thomson Reuters
Preço: R$ 94,00
Número de páginas: 207
Setembro/2016